Pedimos licença a Profissional para expôr o texto no qual demonstra a importância do exame do campímetro para a saúde de nossos olhos. A Importância da Campimetria
”A campimetria automática (também chamada perimetria) atualmente é um método de exame psicofísico altamente reprodutível, onde se pode avaliar o campo de visão do paciente. A sua utilização não se limita ao diagnóstico e acompanhamento dos casos de glaucoma, patologia na qual seu estudo é largamente difundido, mas… também nas retinopatias (ex: oclusões vasculares, cicatrizes cório – retinianas), patologias neurológicas (ex; lesões expansivas, tumores), patologias endocrinológicas (ex: hipertireoidismo).
A perimetria nasceu no século V a.C. , mas foi realmente no século XVII que os limites do campo visual foram medidos pelos cientistas Young e Purkinje e sua real utilização clínica começou no século XIX. Nesta época era utilizada para medir a extensão periférica do campo visual e para detectar defeitos localizados. O exame de campo visual uniu-se à tecnologia dos computadores na metade dos anos 70, quando surgiram os primeiros campímetros automáticos.
Os aparelhos possuem vários programas e estratégias que são selecionados pelo médico de acordo com o caso do paciente, idade e patologia. Vale ressaltar que um campo visual normal não exclui o diagnóstico e deve ser repetido periodicamente. Desta maneira a qualidade do exame deve ser sempre relacionada à concentração do paciente, sendo influenciado inclusive por seu estado emocional no momento do exame assim como a adequação da técnica escolhida, podendo o médico repeti-lo em outro momento ou selecionando outra técnica.”
Dra. Élida Maia
CRM: 6483
Oftalmologista Especialista em Glaucoma